Quais temas de beleza você mais gosta de ler?

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Escova Progressiva com Formol

   Com formol ou sem formol? Eis a questão!

   Não!!! Na verdade, a questão é: arrisco minha saúde ou não?
   Não há tratamento de beleza que valha nossa saúde! Que o diga aquelas que tentaram ficar mais bonitas e tiveram problemas sérios de saúde, perdendo cabelo, lesionando o couro cabeludo, tendo falta de ar, tonturas sérias e acabando o tratamento estético no hospital...
   Ficar bonita é importante, mas ter a saúde resguardada também é. Ser saudável é a maior beleza que nosso corpo pode ter. E não é frase de efeito... é a realidade! Se o corpo está saudável, ele produz beleza naturalmente! Mas, isto é assunto para outro post rsrs
 
   A Escova Progressiva com Formol alisa o cabelo porque fecha as cutículas dos fios, assim eles não ficam se enroscando uns aos outros e caem de forma mais soltinha após a escova e a prancha. Os fios ganham mais peso, o quê potencializa este caimento, já que o formol constrói uma nova camada na superfície dos fios neste processo de selagem, tornando os fios mais encorpados. Porém, isto não é sinônimo de fios fortes, pois o formol endurece a queratina dos fios, o que os deixa mais quebradiços, perdem nutrientes, perdem a hidratação natural e parte do brilho (pois o endurecimento da queratina se dá através da solubilização/dissolução dos óleos naturais). Normalmente, os produtos para este tipo de alisamento têm queratina na formulação, por motivos óbveis, e este endurecimento é percebido na textura dos fios, que ficam com aspecto "espetado" logo após o procedimento (ganhando um aspecto mais natural após algumas lavagens). Cabeleireiros aconselham não lavar o cabelo por alguns dias após a aplicação, geralmente 3 dias, sendo desagradável ficar dias seguidos com aquele cheiro de formol... e nem dá pra namorar direito nestes dias sem lavar, porque o namorado tem que gostar muito da gente para aguentar este cheiro azedo rs
   Com tudo isto, nas semanas seguintes é só lavar o cabelo, usar o secador passando uma escova de leve e ele estará liso e pronto para qualquer tempo e evento! Alguns cabelos nem precisarão de escova, só secador e VOILA! Está feito! Outros, ainda, não precisarão sequer secar: banho, rua e os cabelos secam naturalmente e lindamente. Durando de 1 a 3 meses, segundo os salões especializados neste tipo de alisamento.
foto ilustrativa
   Mas, quanto custa ter o cabelo perfeito assim? Não falo em valor monetário... falo dos riscos... já que o formol intoxica quando ingerido, inalado ou em contato com a pele (ainda mais na forma de gás, quando evaporado pelo uso do secador e da chapinha, não é a tôa que cabeleireiros utilizam máscaras e as clientes ficam com a toalhinha umidecida durante o processo todo) e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a utilização de mais de 0,2% de formol em produtos para os cabelos! Ou seja, o risco é real! Clique e veja um exemplo do uso indevido de formol
   O formol causa ardência nos olhos, na garganta, no couro cabeludo, dor de cabeça, tosse, boca amarga, falta de ar, tontura, além de ser potencialmente cancerígeno! Quer mais? Queda de cabelo, vômitos, desmaios e risco de morte! Clique e veja mais: A ANVISA constatou que as notificações de danos causados por produtos para alisamento capilar triplicaram no 1º semestre de 2009 em comparação com TODO o ano de 2008.
 
   Antes de escrever este post fiz uma pesquisa na internet e falei com amigas cabeleireiras e outras que fizeram escova progressiva com formol. Imaginem o susto que tive ao saber de tudo isto... ainda mais porque este post era para falar da escova progressiva com formol que EU FIZ!!! Erro grave: fiz antes, pesquisei depois. Se tivesse pesquisado antes, teria pensado mil vezes, teria verificado no salão qual produto seria utilizado, teria lido o rótulo, verificado se era original ou misturado, verificado se o salão é estritamente confiável, se tem reclamações dele quanto ao uso indevido de produtos, etc, etc, etc, etc, etc! Tive a sorte de não ter efeitos colaterais e me lembro de não ter ficado com ardência nos olhos, apesar do cheiro de formol que comprovava a existência do mesmo na fórmula do produto que me aplicaram.
   O profissional que me atendeu foi muito atencioso, cuidadoso, fez um trabalho excelente! Mesmo assim, sei que algum risco eu corri. Se adicionado em pouca quantidade não causa grandes males, porém um produto tóxico não passa desapercebido pelo organismo, mesmo que não seja nitidamente percebido por nós.
   Tirei algumas fotos do meu cabelo antes de lavar pela primeira vez, dá para notar que ele ficou com o aspecto endurecido. Estava brilhante porque foi passado óleo de argan após a escova. Nestas fotos percebi duas coisas: 1 - que será preciso fazer uma sequência de hidratação no meu cabelo, para recuperar os nutrientes perdidos, e 2 - que eu realmente preciso de uma câmera boa para tirar fotos para o blog, já que as fotos feitas com meu celular ficaram terríveis!!!!! rsrsrsrs
   Nas fotos NÃO estou escondendo o rosto de propósito! Mas estava difícil enquadrar a imagem no celular sem colocá-lo bem na frente rsrs Seguem as fotinhos:

eu

eu também

mais uma eu!

   Nos próximos posts escreverei sobre os cuidados pós-escova: hidratação, resposição de massa, de brilho, queratinização, tintura e outros métodos de escova que não são tão prejudiciais à saúde e nem aos fios!
 
   Meus agradecimentos à todas que visitaram o blog! Espero que este post seja esclarecedor e útil à vcs! Quem quiser deixar um recadinho, um comentário ou perguntar algo, esteja a vontade! Será um prazer ler suas considerações e poder ajudar com mais detalhes do que pesquisei sobre o assunto.
   Sejam todas abençoadas com a consciência de que são maravilhosas, independentemente do tipo de cabelo que as molda! E que jamais a vaidade seja uma prisão ou uma inimiga, mas, sim, uma aliada conselheira da beleza que é se cuidarem por amor e gratidão de serem quem são, lindas e perfeitas!

Um comentário:

  1. A Sociedade e principalmente as próprias mulheres fazem de tudo para se "tornarem bonitas", porém se esquecem do principal...bonitas todas somos, independente de cor de pele, cabelo, altura ou peso. Podemos ser bonitas com aquilo que temos naturalmente, mas infelizmente as mulheres não se importam nem com a própria saúde qd querem ficar "mais bonitas". Eu nunca fiz escova progressiva, tenho meus cabelos levemente ondulados e me sinto feliz com eles assim...raramente faço escova ou chapinha.
    Que após a leitura dessa matéria, muitas mulheres possam pensar dez vezes antes de fazer qualquer coisa para ficarem "mais bonitas" sem a preocupação de até onde a saúde estará sem ser atingida.
    Parabéns pela matéria Cristal!!
    Sil

    ResponderExcluir

Fique a vontade para opinar e perguntar! E envie sua dica, tbém!! :D